Assistência Social

São Francisco do MA participa de campanha nacional no combate ao mosquito Aedes Aegypti

COMBATE - A Prefeitura Municipal de São Francisco do Maranhão, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou na manhã desta quinta-feira (23) a Semana de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um projeto intitulado pela organização de "São Francisco Livre da Dengue"

A medida está em conformidade com as políticas intersetoriais do Governo Federal na prevenção e atenção aos casos, que exigem esforços do Poder Público e da sociedade no engajamento de cidadãos.

A nível nacional a campanha de combate ao mosquito da dengue, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), acontece de 20 a 24 de março.

O governo federal vem concentrando esforços para combater o agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a caminhada nesta quinta-feira (23) em conformidade com a programação do MDSA, de acordo com o Ofício Circular 1/2017 encaminhado ao município.

Em São Francisco do Maranhão, a secretaria deu largada à campanha com a participação da população. A parceria se estendeu às secretarias de Saúde e  Educação, além do Ministério Público.

A campanha vai intensificar os trabalhos contra a dengue. Segundo informou a Secretaria de Saúde, "todas as residências e imóveis do município serão visitados pelos agentes de saúde e de Endemias. Haverá três classificações com bandeiras que terão cores específicas para cada residência: quem receber a bandeira verde (imóvel protegido) vai concorrer a brindes doados pela prefeitura; quem receber a bandeira amarela (imóvel com ambiente propício para desenvolvimento do mosquito) estará em condição de atenção; enquanto o dono do imóvel que receber a bandeira vermelha (imóvel com mosquito ou larva) vai estar em condição de perigo".

A caminhada, com faixas, cartazes e distribuição de panfletos se transformou em um verdadeiro mutirão de limpeza de ruas e imóveis com coleta de lixo pelas vias do município. Caminhões e tratores estiveram em todo o percurso durante a ação para a coleta do lixo.

O trabalho ganhou relevância com a participação das equipes de Saúde e Assistência Social. A secretaria de Saúde colaborou com a participação de profissionais, inclusive a presença da equipe da Força Estadual de Saúde e um representante do Ministério da Saúde - da regional de Timon.

A concentração aconteceu em frente à prefeitura, onde também encerrou a caminhada com a realização de mini-gincanas, produção de faixas, informativos e palestras realizadas pelo promotor Paulo Pinto e por um médico da Força Estadual de Saúde.

De acordo com informações da organização, o encerramento da campanha acontece na sexta-feira, 31, completando nove dias de combate ao Aedes aegypti.